quarta-feira, 12 de abril de 2017

Projetos fotográficos para se fazer ao longo do ano

dicas-de-projetos-fotograficos-para-se-fazer-ao-longo-do-ano-vintage-indie-alternative-photography

Algo que sempre quis fazer - e eu nem lembro quando essa vontade apareceu,- é começar algum projeto de fotografia e continuar com ele ao longo do ano. Já perdi a conta de quantos projetos legais já encontrei e sempre deixei pra depois ou criei uma desculpa para não começar.

Uma das minhas metas para esse ano é começar algum projeto fotográfico. Mesmo que já estamos no quarto mês do ano nunca é tarde pra começar💁🏽

O legal de começar algum projeto fotográfico é o fato de ver sua evolução na fotografia e melhorar cada vez mais.

Eu reuni vários projetos fotográficos que no total são 17, para vocês encontrarem um projeto que se encaixe com seu perfil.


📷 365 Days - 365 dias
365 days é um projeto que consiste em tirar uma foto por dia durante 1 ano. Esse é um dos mais famosos projetos de fotografia. E o lado positivo desse projeto é que ele te faz evoluir muito na fotografia, porque ele te incentiva tirar uma foto todos os dias. Você pode fazer isso por conta própria, simplesmente pegando sua câmera e tirando fotos com uma tema livre. Ou você pode participar de desafios fotográficos como o da blogueira Chantelle, do Fat Mum Slim.

📷 100 Happy Days (100 dias felizes)
Já esse projeto é mais curto do que o 365 days. A intenção dele é que você consiga capturar algum momento durante o dia que realmente te fez feliz, durante os 100 days. E essa felicidade pode ser em coisas bem simples como aquele livro que começou a ler no dia.

📷 A Day in the Life - Um dia na vida
Nesse projeto você escolhe um dia para fotografar tudo o que aconteceu na sua vida, do seu cão ou familiar. É uma ótima maneira de capturar rotinas, mostrar como é estar na sua vida por um dia. Uma maneira fácil pra concluir esse projeto, é definir o timer do seu celular a cada hora e tirar uma foto.

📷 6 on 6
Você já deve ter visto esse projeto nos blogs. Ele consiste em postar o numero X de fotos, no dia X do mês, com X amigos. Tu pode convidar 6 amigos, para postar no dia 6 do mês as 6 fotos fotografadas. Esse projeto é um que quero muito fazer, quando encontrar um pessoal eu vou postar no blog o 6 on 6.

📷 30 Days of Thankful - 30 dias de gratidão 
Por 30 dias você vai olhar por coisas que é grato naquele dia. Isso vai te fazer perceber pequenas coisas ou grandes que as vezes nem percebemos que devemos ser gratos. Além de melhorar sua fotografia.

📷 Projeto ABC/A-Z
Esse projeto é bem simples, tu pode fazer ele em 26 dias ou 26 semanas (ou o que tu quiser). Cada foto tem que ter o tema da letra do alfabeto do dia. O primeiro dia vai ser A, então tu vai lá e fotografa uma arvore. E por aí o projeto vai evoluindo

📷 100 Days of… - 100 Dias de...
Nele tu vai fotografar 100 dias de alguma coisa. Um exemplo pode ser: 100 dias de verão. Tu vai fotografar os 100 dias do seu verão e pode seguir algum desafio ou então um tema livre

📷 100 strangers - 100 estranhos
Esse é um dos projetos mais incríveis, na verdade todos são e vou repetir muito isso. Fotografar 100 estranhos durante um ano. E não pode só fotografar qualquer estranho aleatório que tu olhou por ai de longe, pois isso iria ser muito fácil. Você tem que pedir permissão  para a foto e conhecer um pouco sobre a pessoa. Eu quero muito tentar esse.

📷 Black and White - Preto e Branco
Fotografe fotos com a intenção de converter elas para o monocromático ou então fotografe já em preto e branco. Ele pode ser feito semanalmente ou mensal com o numero X de fotos que você for estipular.

📷  Self Portraits/ Auto Retrato
Esse é bem difícil mesmo no mundo em que vivemos das selfies constantes. Ele pode ser feito semanalmente ou mensal. Você vai brincar com a composição e luz, e é a melhor maneira de ficar treinando as composições

📷 Shoot Like you are shooting film/ Fotografe como se estivesse fotografando com filme
Minha tradução do titulo foi bem livre, mas deu pra entender como o projeto é pelo titulo. Fotografe 36 fotos bem pensadas como se fosse as poses de filme. Também seria legal fazer esse projeto, com uma câmera analógica - e mudar o titulo do projeto já que estará fotografando com filme de verdade.

📷 iPhone/Android only
Fotografe usando só o seu Iphone ou Android. Fotografar regularmente com seu celular vai te ajudar a aprender sobre composição. enquadramento e luz. E dá pra fazer esse projeto no formato 365 days ou A day in the life.

📷 A Themed Project/ Projeto temático
Projetos temáticos são ótimos para ajudá-lo a melhorar uma determinada habilidade. E para fazer esse projeto escolha um tema que você quer melhorar. Esses temas pode ser a composição, fotografia macro, retratos, a luz... E você pode ficar mudando depois de concluir o que é uma ótima maneira de aperfeiçoar suas habilidades.

📷 Projeto Arco Íris
Esse projeto é muito colorido. São 7 semanas onde tu vai fotografar fotos com as cores do arco íris, uma foto por semana. Na primeira semana o vermelho, depois laranja, azul, amarelo, verde, anil e violeta.

📷 Projeto 50
Esse é pra quem tem uma dslr e uma lente fixa de 50mm. São 50 fotos durante 50 dias apenas com a 50mm. Isso vai ajudar a destrinchar a sua lente 50mm e sair da zona de conforto. Pra mim não é uma novidade já que só uso a 50mm , pois não sou fã da lente de kit e só tenho a 50mm além dela.

📷 The 60 second photo
Eu não ia colocar esse projeto nessa lista, porque tinha achado que poderia ser chato. Só que vendo alguns desses projetos eu me apaixonei. Esse projeto no vez de fazer uma imagem, você tem que fazer um vídeo de um minuto por dia. Você pode compilá-los tofos juntos em um vídeo. Se vocês quiserem alguns exemplos é só clicar aqui. Eu achei esse projeto bem diferente e que depois de olhar outros videos (mesmo tendo um grande medo de vídeo) iria adorar tentar.

📷 52 Week
Uma foto por semana é o objetivo desse projeto. Ele é bem mais fácil que o 365 days, já que é só uma vez por semana durante 1 ano.Ele é ótimo pra quem não tem tanto tempo. O tema pode ser tanto livre como também em forma de desafio.

Onde você pode postar as fotos? Pode ser no seu blog, 500px, flickr ou até mesmo no Instagram.
Esses foram alguns dos projetos que encontrei por aí.
Você também pode usar esses projetos como um molde e criar o seu próprio. Ainda não decidi qual começar e espero que em breve decida. E você? Já decidiu de qual vai participar?

Conte nos comentários se você já faz parte de algum projeto ou sabe de algum muito legal que acabou ficando fora desse post😘

47 comentários

  1. Gosto muito de acompanhar esses projetos. Ainda não consegui me organizar ou determinar para fazer um deles, sempre acabo desistindo no início :( Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, mas quem sabe agora conseguimos? Estou pensando em fazer do 100 stranger ou The 60 second photo que são os mais flexíveis 😍💕

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu deussss :o quanto projeto incrível! Vou fazer projetos lá no meu blog até dizerem "chega, já deu, né?" hahahaha! Achei super bacana esse "projeto 50". AAh, o projeto "a-z" eu já participei no ano passado, se não me engo. Agora eu estou participando do 6 on 6 :D Mas logo logo, coloco em pratica esses outros, hein!

    Beijão linda, e não preciso nem dizer que amei teu blog, né?!
    lipstickandpolaroids.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 6 on 6 gostaria muito de fazer, só tenho que encontrar as outras 5 pessoas😂 Mas tomara que consiga colocar em pratica os outros projetos!

      Bjs linda, e eu fico tão feliz que você gostou do meu blog <3 Amo tanto o seu também💕

      Excluir
  4. Adorei, estava procurando alguns projetos e esse post me salvou hahaha. Vou tentar o 100 happ days ♥
    Beijo!

    www.cubodeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. AMEI ESSE POST! Faz um tempão que eu to morrendo de vontade de voltar a fotografar regularmente e esses projetos salvaram a minha vida <3 OBRIGADA ^-^
    Beijos, Ju!

    naosepreocupecomisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada guria <3
      Esses projetos sempre nos dão um empurrãozinho a mais para fotografar regularmente💕

      Excluir
  6. Que vontade de fazer todos de uma vez haha. Mas vamos focar no 6 on 6. ;)
    Excelente post, aliás. Outro dia estava procurando idéia e esse post teria ajudado muito.

    www.darkroom35mmpt.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. já participei de um 7 on 7 (e foi uma experiência ótima, fiz novas amigas e retomei meu amor pela fotografia). atualmente estou fazendo o 52 weeks no flickr, mas tenho muita vontade de fazer o 365 algum dia (e conseguir concluir! haha porque acho que é o mais difícil de todos). adorei esse post e salvei vários projetos que citou pra ficarem aqui como ideias para o futuro :) beijos!

    http://www.coffeeandflowersblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero fazer o 365 em algum momento que vou conseguir concluir. Ele é o mais difícil de todos pelo fato da correria e as vezes esquecimento de tirar a foto num dia X, pois foi deixando pra depois. Mas que ótimo tu ter gostado do post😍

      Excluir
  8. Amoooo projetos fotográficos. Estou em busca de um para participar. Se quiser criar um do 6 on 6 e me convidar vou ficar muito feliz. kkkk ' Sou nova como digital influencer e ainda não participei de nenhum. hehehe Lindo teu blog ! Já estou seguindo para ver os próximos posts.

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eulália <3
      Eu também sou nova nesse mundo de digital influencer e te convido quando vagar alguma vaga ou algo do tipo no 6 on 6 :)

      Excluir
    2. AêÊêÊÊ !!!!! :D

      Excluir
  9. AMEI O POST! SIMPLESMENTE PERFEITO! Eu quero fazer um projeto fotográfico esse ano. Algo que aborde depressão/histeria (o que eu tenho), sabe qual projeto se encaixaria melhor? Talvez o das selfies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o tu pode fazer? O projeto de autorretratos no formato do 52 weeks. Dai uma vez por semana tu faz seus autorretratos mostrando a forma como tu esta se sentindo ou coisas que tu já sentiu para as fotos :) Vai ficar incrível!

      Excluir
  10. Quanto projeto, dá vontade de participar de tudo! Hahah
    Amo fotografar, pena que a falta de tempo não me permite participar de tanta coisa assim. Mas já fiz parte de um "8 on 8" e gostei da experiência. Dos que você citou o que mais me chamou atenção foi o "de a-z". Vou ver se consigo colocar em prática. *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta colocar em pratica sim 😍
      Pena que falta tempo, pois gostaria de fazer todos de uma vez só </3

      Excluir
  11. Poxa, que bacana! Eu não conhecia nem metade desses projetos e achei todos muito bacanas! Eu já tentei duas vezes cumprir um, mas sempre acabo falhando :( Mas sempre que posso, eu acompanho de quem faz, é lindo demais! ♥

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, tenta fazer um mais fácil que seja por mês ou semana 😉
      Eu sempre acompanho quem faz, acho incrível esses projetos. Agora vou começar um deles :)

      Excluir
  12. Meu deus do céu, o seu blog é incrível! Já estou seguindo e indo ler os outros posts *OOO*
    Eu fiquei com TANTA vontade de participar dos 100 estranhos!!
    Seu blog tá me dando muita inspiração :3

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 100 estranhos é tão legal né? Mais legal é fazer esse projeto enquanto viaja né?
      Fico tão feliz que você está gostando do blog 😍😍

      Excluir
  13. Já participei do 100 Happy Days, mas ele meio que desandou :p quero muito começar de novo, estou só esperando eu me adaptar À minha nova rotina. Ah, e ano passado foi o ano em que o 6 on 6 deu certo haha :D adorei conhecer os outros projetos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é planejar antes para ficarmos decepcionados por não concluir o projeto :/
      Eu esse ano vou começar o 6 on 6 no formato 7 on 7 e já estou ansiosa para o inicio 😍

      Excluir
  14. Karina, seu post caiu como uma luva para mim hoje! Hoje mesmo comprei uma Nikon D5100 usadinha, pois quero aprender a fotografar. Com certeza absoluta vou fazer alguns desses projetos, já até sei por qual começar! hahaha. Obrigada! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahh Ana, parabéns pela câmera e ela é ótima! Depois me manda o link quando começar o seu projeto, pois vou querer acompanhar <3

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Adorei o post! Tenho muita vontade de participar de alguns desses projetos. No momento, teria que fazer com o meu celular Iphone, pq minha objetiva estragou...
    Eu adorei mto as ideias e vou pensar em qual fazer. Um beijo :*

    www.queziagoncalves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tenta pelo seu Iphone mesmo, as fotos dele tem um qualidade boa e qualquer projeto vai sair bem legal por ele. Depois me avisa qual tu escolheu <3

      Excluir
  16. Ola .Tudo bem?

    Quantos projetos fotograficos legais
    Eu ja havia ouvido falar do 6 on 6 w do 100 dias happy e eu sempre rive vontade de participar

    Agora eu estou querendo fazer um monte haha

    O de tirar foto de 100 estranhos deve ser uma otima experiencia.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei o 7 on 7 e estou gostando bastante dele. Estou super tentada em começar os 100 estranhos, mas vou esperar um pouco mais :) E dá uma vontade de fazer todos ao mesmo tempo <3

      Excluir
  17. Adorei o de 100 dias felizes, acho que vou fazer esse, eu tô querendo entrar mais no mundo da fotografia, acho que vai ser bem útil esse projeto.
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sabrina :)
      Quando tu começar me passa o link, pois iria adorar acompanhar <3

      Excluir
  18. AMO esses projetos, mas nunca tenho disciplina pra cumprir com nenhum hahahaha
    amei o post e seu blog é lindoooo


    https://beinspiredxblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter bastante disciplina mesmo quando é projetos simples como o 6 on 6. O bom é deixar um lembrete pra te ajudar a lembrar e se organizar bem pra poder editar as fotos e postar. E muito obrigada Nicoli, fico feliz que tu gostou dele <3

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou muito boa para fotografias, mas amo isso e assim vou aprendendo.
    Já participei de projeto 6 on 6 em meu outro blog extinto, inclusive participei com as meninas desse grupo, o projeto de fotografia: arco-íris, mas não deu muito certo e comigo não rola foto todos os dias.
    Fiquei interessada no black and white e 52 weeks, vou tentar no instagram!
    Gosto de participar, mas com calma sabe?
    Gostei do seu post, mostrando vários projetos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. Eu gosto de fazer projetos assim, mas só quando tenho certeza que vou conseguir concluir e sem dor de cabeça. Agora estou fazendo o 7 on 7 e está sendo bem legal de se fazer :)

      Excluir
  21. Quantos projetos maravilhosos! Não conhecia muitos deles :D
    Me inspirou bastante para futuras fotos no instagram, hahaha!
    Já estou te seguindo no Pinterest, viu ;) beijo!
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Débora <3
      São tanto né, um dia ainda faço uma segunda parte desse post com outros projetos hahaan

      Excluir
  22. Oiiie!

    Amei os projetos. Valeu pelas dicas! Vou ver com calma qual se encaixa com meu blog e participar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me avisa e me manda o link, amo poder acompanhar o pessoal que faz esses projetos <3

      Excluir
  23. Guria, quantos projetos. Não fazia ideia de que existia tantos projetos fotográficos assim. O único que já participei foi o 6 on 6, acho bem bacana :)
    Um que eu sou apaixonada é o 100 Happy Days, sempre quis fazer <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betânia tenta fazer o 100 Happy Days, ele é tão incrível :) E eu vou querer acompanhar o seu projeto <3

      Excluir
  24. Gostei bastante das ideias, vou tentar enquadrar um desses no blog, pra aprimorar

    ResponderExcluir